Páginas

Pinturas especiais transformam carangas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aqui na Dimension Customs trabalhamos muito com tintas especiais, pois são utilizadas para dar um toque diferenciado nas carangas. Entre os aficionados, é um recurso importante para personalizar veículos, pois tem muita força visual.
Entre as tintas mais utilizadas estão a camaleão, cromada, candy, flake e marmorizada. Mais adiante vou descrever cada uma. Elas variam em custo, tipo de pigmento, tempo de trabalho, técnicas de aplicação e materiais empregados, como alumínio em pó. O visual e acabamento variam muito, por isso resolvi explicar a diferença entre as tintas personalizadas.

Tanque de combustível com pintura candy. Acabamento deixa a superfície com aspecto caramelizado

Muitas das pessoas que nos procuram passaram por outros lugares com pouca experiência, que acabaram detonando seus carros. Ou vêm com dúvidas de como comprar um veículo que tenha sofrido transformações na pintura. Saiba um pouquinho mais de cada tinta especial:

Camaleão: faz referência ao animal, pois essa tinta muda de cor conforme o ambiente em que o veículo está. A variação de tonalidade também ocorre de acordo com a direção da luz solar. Dependendo do ângulo de visão em que você admira o carro, a cor da superfície pode variar numa grande quantidade de tonalidades.

Cromada: é a mais futurista das tintas. Deixa a superfície com o aspecto muito semelhante ao acabamento cromado. Pode ser aplicada no carro todo e até nas rodas. Outra vantagem é que é mais barata e mais ecológica que o processo de cromação.

Candy: a mais doce das tintas recebeu este nome, pois deixa a lataria parecendo um doce caramelizado. Trata-se de um verniz translúcido muito parecido com uma groselha. Ela proporciona um efeito de profundidade quando pintada sobre outra tinta.

Flake: é um glitter especialmente produzido para ser aplicado em carro. Deixa pontos que brilham, refletindo a luz que incide sobre o veículo.

Marmorizada: como o nome já diz, essa tinta tem como característica a semelhança com a pedra mármore, conhecida por todos nós. É muito mais bonita ao vivo do que por fotos.

Se sua intenção for aplicar uma dessas tintas em seu carro, você tem duas opções: a primeira e mais recomendada é procurar um profissional especializado para realizar o trabalho. A segunda opção, se você é profissional da área, é seguir o passo a passo de como aplicar cada uma das tintas.

Acabamento flake (esq.) deixa pontos reluzentes. Camaleão (dir.) muda de cor conforme incidência e intensidade de luz

Não se aventure com gente pouco qualificada. Os profissionais da Dimension passam por intensos treinamentos para aprimorar técnicas de pintura, estudar a química das tintas e a melhor forma de conseguir o máximo de qualidade em cada acabamento que o cliente quer. Além disso, trabalhar com esses materiais também requer atenção quanto ao descarte de usados e solventes. É fundamental que o profissional se preocupe com o ambiente. Essa responsabilidade também é sua. Procure oficinas responsáveis. Lembre-se: o barato pode sair caro.

Juliano Barbosa é especialista em customização automotiva e um dos líderes da Dimension Customs.

Fonte: Revista ZAP

 
 
 
by AméricaDez
by América Dez