Páginas

Revisão dos filtros automotivos é essencial para as viagens de férias

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Para um viagem segura e tranqüila no final do ano, o mecânico deve sempre recomendar a seu cliente a verificação dos filtros do ar, do óleo, do combustível e da cabine. A manutenção preventiva desses itens garante um consumo adequado de combustível e evita o desgaste prematuro de peças, de acordo com as recomendações da Mann-Filter.

Um filtro do ar saturado – ou em fim de vida útil - pode provocar entupimentos, fazendo com que o motor tenha que fazer mais força para aspirar o ar, elevando o consumo de combustível em até 20%. Dependendo da gravidade do caso, impurezas podem entrar no propulsor e atingir pistões, anéis e bielas. “Um filtro do ar fora das especificações pode afetar a performance do veículo, que perde potência nas retomadas de velocidade”, alerta o engenheiro responsável pela assistência técnica para o mercado de reposição da Mann+Hummel, André Gonçalves.

O filtro do óleo deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante. Quando não é trocado, o óleo recém-colocado no carter tem sua durabilidade reduzida em até 30%, devido à contaminação com o lubrificante velho que permanece dentro do filtro e nas galerias do bloco do motor, que não são esvaziadas quando o filtro do óleo não é substituído na manutenção. “O lubrificante com excesso de impurezas e utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante pode causar borra no motor e até mesmo fundí-lo”, avisa Gonçalves.

O filtro do combustível, quando fora das especificações, pode causar entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Além disso, filtros do combustível entupidos fazem com que o motor comece a puxar mais ar que combustível, acarretando perda de potência.

Quanto ao filtro de cabine, sua manutenção preventiva deve ser realizada de acordo com o manual do proprietário do veículo. “Um filtro de cabine de má qualidade, ou até mesmo sua ausência, permite o acúmulo de impurezas no interior do veículo, o que pode causar ou agravar doenças como asma, rinite e bronquite”, comenta Gonçalves. Além de proteger a saúde dos ocupantes, o filtro de cabine protege o sistema de ar-condicionado e evita o acúmulo de partículas no vaporizador.

É possível diagnosticar visualmente as condições dos filtros do ar e de cabine, verificando a quantidade de sujeira depositada na superfície. Entretanto, independentemente da aparência da peça, o prazo para trocas que consta no manual do proprietário deve sempre ser respeitado. Como os filtros de óleo e combustível quase sempre não podem ser examinados visualmente, o cuidado com o prazo de fábrica deve ser ainda maior.

Fonte: o mecanico

 
 
 
by AméricaDez
by América Dez