Páginas

Jaguar celebra os 50 anos do modelo E-Type

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Em 2011, a Jaguar comemora o 50º aniversário do primeiro carro esportivo fabricado em série, o modelo E-Type. Apresentado pela primeira vez durante o Salão de Genebra de 1961, o modelo vai voltar ao evento em sua 50ª edição para celebrar a data. Além do salão suíço, a Jaguar pretende levar o modelo para o tradicional festival anual de Goodwood, na Inglaterra, que reúne carros esportivos de todas as épocas. Outros festivais na França e na Alemanha também estão programados para receber o E-Type.

Produzido entre 1961 e 1975, o E-Type vendeu cerca de 70 mil unidades em todo o mundo. Seu motor de cinco cilindros em linha, herdado dos modelos que competiam nas 24 Horas de Le Mans durante os anos 50, tinha 3.8 litros e era capaz de desenvolver 265 cavalos e 35,9 kgfm de torque, levando o carro aos 242 km/h, consagrando-o como o veículo de série mais rápido na época em que foi lançado.



 
Além de seu desempenho, o design era outro destaque. O equilíbrio de suas linhas o levou a ter exposição permanente no Museu de Arte Moderna de Nova York. O fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, chegou a declarar na ocasião do lançamento do E-Type que aquele era o veículo mais bonito do mundo. Até hoje o modelo é a base inspiradora do design dos carros esportivos da marca que o sucederam.

“É impossível não ressaltar o impacto causado pelo E-Type quando ele foi apresentado pela primeira vez ao público em 1961”, observa o diretor de design da Jaguar, Ian Calllum. “Estávamos diante de um veículo que materializava o espírito revolucionário de uma época que ele, inclusive, chegou a simbolizar. O design do E-Type nos permite hoje, compreender todo o esforço e trabalho que desenvolvemos para as linhas dos Jaguares futuros”, conta.

Publicado em: 31/01/11
Fonte: o mecanico

 
 
 
by AméricaDez
by América Dez