Páginas

Lançamentos e conceitos marcam o 5º Salão de Buenos Aires

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O 5º Salão do Automóvel de Buenos Aires terminou neste domingo, 26/06, e abrigou os destaques entre lançamentos e carros-conceito das principais montadoras instaladas na América do Sul. Entre elas, Toyota, Ford, Volkswagen e Chevrolet apresentaram em seus estandes desde novas tecnologias para veículos elétricos e híbridos até superesportivos.

A Toyota apresentou dois modelos focando linha de mobilidade sustentável. O conceito FT-EV, modelo 100% elétrico montado na mesma plataforma do subcompacto iQ, foi pensado para uso estritamente urbano, e traz motor alimentado por baterias de íon de lítio e mede menos de 3 metros de comprimento. Apesar das dimensões, pode transportar quatro passageiros adultos em bancos individuais.
 

Outro modelo levado pela montadora japonesa foi o Prius Plug-in, conceito baseado no modelo híbrido vendido mundialmente. Seu diferencial é a possibilidade de recarregar as baterias em uma tomada comum graças às baterias de íon de lítio, que são menores e se recarregam de forma mais rápida, permitindo ao veículo rodar por até 21 quilômetros apenas no modo elétrico, a uma velocidade máxima de 96 km/h.

Apesar do foco em tecnologias elétricas e híbridas, a Toyota também expôs o esportivo FT-86, um cupê compacto com tração traseira e motor boxer 2.0, construído de forma a levar a experiência de um carro de corrida ao motorista comum.

Esportividade, aliás, foi algo que não faltou ao estande da Ford, que levou para Buenos Aires o histórico Mustang na versão especial Shelby GT500 Cabrio. Preparado pela equipe de veículos especiais da Ford, o superesportivo tem motor V8 Turbo de 5.4l, que gera 550 cv de potência. Outros destaques do modelo são a transmissão manual de seis marchas e o visual agressivo e diferenciado do restante da linha.

A Volkswagen reuniu 28 modelos em seu estande, com destaque para a estreia da Space Cross, versão aventureira da Space Fox, que está prevista para ser lançada no mercado brasileiro durante o segundo semestre. Outros modelos expostos no salão foram o Golf GTI e o Touareg Híbrido (ambos com sua comercialização no mercado argentino prevista para começar ainda em 2011), o esportivo Scirocco, a linha completa do novo Passat e a terceira geração do Beetle, que acaba de estrear mundialmente e deverá ser lançado na Argentina e no Brasil entre 2012 e 2013.

Já a Chevrolet levou dois conceitos que apontam os rumos de design e tecnologia de seus próximos modelos na América Latina: a picape Colorado Rally e o sedã Cobalt. A Colorado Rally, equipada com motor 2.8 turbodiesel, reflete a relação da marca com o automobilismo através do visual agressivo e preparada para enfrentar condições extremas de percurso de um rali off-road.

Por sua vez, o sedã Cobalt foi pensado para atender uma faixa abrangente de consumidores através da otimização do espaço interno, acabamento e visibilidade. Pensado para ser um carro global, o sedã poderá ser equipado com uma gama de motores quatro cilindros de 1.3 a 1.8 litro, sejam movidos à gasolina, diesel ou etanol (flex), com transmissões manual e automática.


Publicado em: 27/06/11 / Fonte: O Mecânico

 
 
 
by AméricaDez
by América Dez