Páginas

Goodyear ensina como escolher o tamanho do conjunto pneu/roda

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Goodyear divulgou informações que ajudam o mecânico a aconselhar a escolha adequada do tamanho do conjunto pneu/roda para o veículo. A fabricante cita como exemplo a sua experiência na Stock Car, onde a medida do aro da roda (19”, neste caso), proporciona o equilíbrio exato entre aceleração, estabilidade e frenagem combinado ao composto especial do pneu de competição. "Na Stock Car, temos rodas grandes para também possibilitar a correta refrigeração do sistema de freios", explica Vinícius Sá, coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear do Brasil.


Os pneus Eagle utilizados na Stock Car têm medidas 25.5 x 10.5 - 18 (diâmetro externo x largura e tamanho do aro, todas em polegadas). Vinícius explica que com uma roda grande, a altura do pneu pode ser baixa. "Esse aspecto difere das competições tipo Fórmula, em que os pneus são mais altos e as rodas são pequenas", declara. Já a largura é determinada pela relação entre a potência do motor e a necessidade de aderência à pista. "Quanto mais largo o pneu, mais contato com o piso, e a aderência é maior, tanto para acelerar quanto para frear", explica.

Já a escolha a ser feita nos carros de carros de passeio segue os mesmos conceitos, mas existem outros detalhes. "Na competição, o foco é o desempenho; já nos automóveis de passeio, temos de observar também fatores como conforto e o ruído em qualquer tipo de solo", afirma. O especialista da Goodyear explica que quanto mais alto o perfil do pneu, geralmente, mais confortável será a condução, especialmente em pavimentos acidentados, já que a parede lateral maior tem mais borracha para absorver os impactos.

A fabricante de pneus alerta os aficcionados por rodas grandes quanto a aspectos que nem sempre são levados em conta por quem as adota. Quanto maior a roda, mais demorada é a resposta na arrancada, consequentemente, o consumo de combustível tende a aumentar, pois o motorista tende a acelerar mais. Além disso, cada veículo tem o odômetro aferido para um perfil (ou altura) específico de roda e pneu. Assim, quem aumenta o tamanho da roda deve compensar o diâmetro original do conjunto com um perfil de pneu mais baixo.
"Portanto, a troca das rodas originais por outras maiores ou menores é um assunto que deve ser estudado com cautela. O ideal é seguir o que foi determinado pela montadora, pois o conjunto ‘roda e pneu’ são um dos principais itens de segurança de um veículo", conclui Vinícius Sá.


Fonte: Goodyear

 
 
 
by AméricaDez
by América Dez