Páginas

Relíquias da Volkswagen na Alemanha

domingo, 2 de outubro de 2011

Acervo de museu, composto por 130 modelos, reproduz a história da indústria automotiva



A cidade do automóvel, onde está localizada a primeira fábrica da Volkswagen e também o seu museu, é um lugar que merece ser visitado principalmente por quem aprecia carros antigos e curiosidades.

Ao lado da fábrica da Volks, que conta com nada menos do que 1.600 robôs, há um verdadeiro parque de diversões, com amplos espaços e atrações dedicados ao automóvel. Há também dois enormes prédios de vidro, um que abriga uma coleção re­­pleta de obras primas como Bu­­gat­­ti T57 Atlantic, Lloyd LT 500 e Jaguar E-Type, e outro com cerca de 400 modelos zero quilômetro da Volkswagen prontos para serem entregues para seus novos proprietários. Todos com horários marcados para a entrega técnica e com direito a fotografias, brindes e champagne, já que é co­­mum na Europa o comprador le­­var seus familiares para retirar o carro.



Uma outra grande atração, também próxima à fábrica, está instalada em um galpão que abriga um dos mais ricos e completos acervos da marca alemã. Es­­tamos nos referindo ao AutoMu­seum Volks­wagen. Criado em 1985 e reformado em 2001 e em 2007, o museu possui 130 modelos espalhados em 5 mil metros quadrados que reproduzem não só a história da indústria auto­­mo­­tiva, mas a forma como os ale­­mães enxergavam a mobilidade humana durante e no pós-guerra.



 No local, a viagem começa pelo Fusca, cuja produção em série teve início em dezembro de 1945. Sinônimo de carro do po­­vo, o Fusca está intimimamente ligado à história da Alemanha. Diversos tipos e versões raras situam o visitante em uma linha do tempo que vai de 1945 a 2003, período em que foram produzidas 21 milhões de unidades do popular. Dividindo as atenções com o modelo mais produzido no no mundo, o de 1972, e o que foi de­­senvolvido em homenagem aos 50 anos do carrinho, está um exemplar brasileiro de 1986, equi­­pado com um motor de 54 cv de potência. A trajetória do Fus­­ca, do Golf, dos veículos refrigerados a ar, da Kombi e dos protótipos dos anos 80 e 90 pode ser conhecida nos outros pavilhões.

Serviço:
Veja o site do museu no endereço (www.volkswagen-automuseum.de)
O jornalista viajou a convite da Anfavea.

Fonte: a gazeta do povo

 
 
 
by AméricaDez
by América Dez