Páginas

Primeiro ônibus híbrido da América do Sul circula na Argentina

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Eaton anunciou que o primeiro ônibus híbrido da América do Sul já faz parte da frota de coletivos da cidade de San Luis, na Argentina. O modelo D12H é fabricado pela TATSA (Tecnologia Avançada em Transporte S.A.) e tem sistema híbrido-elétrico desenvolvido pela Eaton, que, segundo a empresa, gerencia a utilização da tração do motor a diesel e do motor elétrico, e é capaz de reduzir em torno de 30% do consumo de combustível, gerando até 40% menos emissões de poluentes.

A empresa explica que o sistema híbrido é formado pelo motor a combustão e um motor elétrico de 44 kW, ligado a uma transmissão automatizada de seis marchas. O sistema gerencia a potência do motor a diesel e do motor elétrico, e reaproveita a energia gerada durante as frenagens, que fica acumulada em 4 baterias de Ion-Lithiun. Quando a energia acumulada se esgota, o veículo é impulsionado apenas pelo motor diesel. Segundo a Eaton, existem mais de 3 mil veículos híbridos com esse sistema em todo o mundo.

“O sistema Híbrido-Elétrico Eaton não apenas reduz o custo operacional para os frotistas como beneficia também toda a sociedade por meio de menos emissões de poluentes, ar mais limpo e menor ruído”, afirma Ricardo Dantas, diretor de Vendas e Marketing do Grupo Veículos da Eaton na América do Sul.

Fonte: O Mecânico

 
 
 
by AméricaDez
by América Dez