Páginas

Bridgestone realiza descarte de pneus através de logística reversa

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Bridgestone Bandag põe em prática o conceito de “logística reversa” para evitar que pneus fora de uso virem lixo e não sejam reaproveitados. De acordo com a empresa, a logística reversa consiste na devolução dos produtos inservíveis ao fabricante para que este faça o descarte consciente desses bens em local apropriado.

Neste caso, os pneus que a Bridgestone recolhe são destinados corretamente pelo programa de coleta gerenciado pela RECICLANIP, instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Segundo a empresa, os pneus recolhidos são encaminhados para empresas de trituração e picotagem cadastradas, para que os fragmentos sejam reutilizados de diversas maneiras: combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos, borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística, entre outras.

A Bridgestone ressalta ainda que, no segmento de recapagem, as empresas reformadoras de pneus que compõem a rede Bandag destinam corretamente o pó de borracha, que é um dos principais resíduos do processo de reforma, que é utilizado como fonte de energia alternativa e também usado em quadras poli-esportivas. “Além da responsabilidade dos fabricantes ao se desfazerem daquilo que criaram com o menor impacto para o meio ambiente, é necessário haver o compromisso dos clientes em fazer a melhor compra, buscando empresas que oferecem alternativas como esta” afirma o Gerente de Marketing da Bridgestone Bandag, Ricardo Drygalla.

Fonte: O mecâncio

 
 
 
by AméricaDez
by América Dez