Páginas

Antigos postos de Combustíveis no Brasil

domingo, 3 de junho de 2012

ANTIGOS POSTOS DE GASOLINA NO BRASIL

Itajubá, sul de Minas Gerais.


 
 
dessa vez, um posto antigo ainda sobrevivente nos dias de hoje.
A foto enviada por Fabio Almeida foi feita no distrito de Taquaras, zona rural de Rancho Queimado, na Serra Catarinense.

Pela conservação, acredito que o posto “Texaco – Teofilo Shutz” não corre risco de ser destruído, mas acho que seria muito prudente realizar o tombamento histórico desse monumento automotivo.

Arrisco que seja de década de trinta, será? Só faltou um automóvel com uma bela silhueta e as bombas da época.
 

Bem, essas imagens não são antigas, mas incrivelmente, tudo parece ter parado no tempo! A ausência de trânsito, as ruas bem calçadas de paralelepípedos, a arquitetura característica dos postos de gasolina nos anos cinquenta.
E, surpreendente! Um Chevrolet 1952 no lavador do posto! Essas fotos pertencem ao Rogério Machado e são da cidade mineira de Conquista. Só faltou as , BOMBA CADILLAC É fantástico esse cenário.
 
Posto de gasolina da Standart Oil, hoje Exxon-Mobil. O amigo Francisco Patrício enviou essa foto, que mostra um posto de gasolina no início dos anos 30.
A construção de postos de gasolina, pela Standart e Shell estavam mudando a forma de o carioca abastecer seus carros. Ou se abastecia em grandes garagens, como até pouco tempo existiam algumas sobreviventes em bairros da Zona Sul e grande Tijuca, ou então comprava-se gasolina em galões e abastecia-se em casa mesmo. Existiam prédios chiques que tinham bombas de gasolina em suas próprias garagens.
O amigo Patrício quando adquiriu essa foto foi informado que era Botafogo, sinceramente eu acho difícil. No fundo vemos uma grande palmeira, e o horizonte livre, que pode nos indicar outros dois bairros próximos, Flamengo e Catete, mas as duas ruas tão próximas uma da outra, criando esse estreito quarteirão deixa muitas dúvidas, que por total ausência de mobiliário urbano, trilhos de bonde etc. não consegui resolver.
 A foto abaixo mostra uma rica arquitetura de um posto de gasolina muito requintado dos anos trinta.
A riqueza do prédio impressiona, e os detalhes também: duas bombas de gasolina, calibrador de pneus… A foto é do Posto Cacique, da Anglo-Mexicana, em Tupã-SP, no ano de 1938. A jardineira é de um Chevrolet 1937 e, à direita está a frente de um Ford A.

Algo inacreditavel na cidade de São Paulo fui descobrir na Aclimação, esta magnifica foto de um posto de gasolina dos nos cinquenta!
ESSA FOTO ABAIXO FOI ENVIADA PELO COLEGA DONATO JUNIOR FOI TIRADA NO INICIO DOS ANOS 70 NA CIDADE DE TAPES-RS, COMO GOSTO MUITO DE FUSCA NAO DEU PRA NAO DEIXAR DE NOTAR O EXEMPLAR LA ATRAS A BANDEIRA DO POSTO E ESSO, E A ESSA PICK UP E UMA DODGE FARGO 1947?? SE EU TIVER ERRADO ME FALEM….
bomba coqueiro está ali para apreciação, junto a um caminhão Internacional Harvester 1929 com a carroceria tipo tanque com os letreiros da TEXACO
bombas de gasolina Esso na calçada. Um jipe inglês Land Rover e um caminhão Boca de Sapo 1950

Fonte: chimbica91.wordpress.com

 
 
 
by AméricaDez
by América Dez